17 SÁB 15:00
Faixa etária: Todas as idades
A escola é um lugar mágico onde a criatividade das crianças é novamente despertada. Pelo meio de risos, brincadeiras e aprendizagens, os alunos exploram diferentes formas de expressão, mergulhando no mundo encantador que é o da Arte.
Dia 17 de junho a Escola EB 2/3 José Saraiva através dos seus alunos irá partilhar técnicas de pintura e encorajar a comunidade em Leiria a soltar a imaginação. As tintas ganharão vida nas mãos dos pequenos grandes artistas, criando pinceladas vibrantes em chapéus desenhados pelos alunos.
Será um dia especial! Com algo diferente. Cada uma das crianças irá pintar e usar um elemento aglutinador, Um Chapéu único e colorido, escolhido com cuidado para expressar a sua personalidade e estilo. O mergulho num mundo de cores e formas, transformarão as ideias em obras de arte. Paisagens imaginárias, Rostos sorridentes, Animais fantásticos, …. cada pincelada revelará um pouco mais sobre a alma criativa de cada aluno.
Espera-se Alegria e Chapéus! “Chapéus há muitos, muitos chapéus mas como estes não haverá nenhuns”.
Com a presença dos chapéus pretende-se fortalecer ainda mais o espírito de comunidade entre as crianças.
No final do dia as crianças desfilarão pela rua com os Chapéus nos novos rostos e corações cheios de orgulho por suas criações.
Será um lembrete de que a arte pode e deve de estar sempre presente em todos os lugares para além de ser uma poderosa ferramenta para estimular a imaginação, a autoestima e a criatividade.
A Escola EB 2/3 José Saraiva sai à rua com o Festival a Porta!!
Luís Lacerda e Paula Marques
A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de José Saraiva, situada na Cruz da Areia, Leiria, integra o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira.
Dispõe de uma oferta formativa diversificada, motivadora, de sucesso, num ambiente favorável à integração dos alunos e ao desenvolvimento de competências específicas e transversais ao nível do saber fazer e saber estar.
A escola é uma referência na integração de alunos com necessidades educativas especiais, proporcionar-lhes bem-estar e acesso ao mundo do trabalho através de atividades de transição para a vida ativa com base numa atuação dinâmica e estratégica e por critérios de qualidade e rigor.
Princípios e valores orientadores:
Promoção da cidadania e da participação ativa, tendo em consideração o respeito pelo outro e a busca do bem comum;
Participação na comunidade escolar e educativa;
Inclusão e igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso escolar;
Valorização do esforço, da perseverança e da exigência;
Melhoria contínua da qualidade educativa;
Cultura de autorregulação.